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quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Grandes bases para auxílio no ensino da matemática


        Há diversas maneiras de se trabalhar a matemática com as crianças e lhes apresentar um universo lúdico e interessante, é devido a este trabalho em que devemos aprender como ensinar crianças e não deixar a ludicidade à parte, que escolhemos como indicação as bibliografias abaixo:

        TAHAN, Malba. O homem que calculava. Rio de Janeiro: Editora Record. 2001.

        KAMII, Constance. A criança e o número. Campinas: Editora Papirus, 2000.  

        O livro “O homem que calculava” é uma história que nos apresenta um curioso e criativo ponto de vista matemático e filosófico. Observamos que na resolução dos problemas o personagem usa o raciocínio lógico e a filosofia.

        Este livro foi escolhido pelos integrantes do grupo devido apresentar por meio de uma história fictícia vários elementos que compõem a matemática, nele o personagem se destaca por sua habilidade de calcular e resolver inúmeras situações e problemas, por isso de falarmos sobre o lúdico na matemática, afinal é uma leitura, uma história fictícia em que a matemática é a base de tudo.

        Sendo assim, podemos observar também que alfabetizar não é um processo que ocorre somente com as “letras” e sim, também, com os números.

        Já o livro “A criança e o número” tem como objetivo deixar claro as dúvidas que surgem ao longo do desenvolvimento, construção, conceito e a relação que as crianças estabelecem com os números e numerais nos primeiros anos de vida.

        Este livro colabora para auxiliarmos as crianças nas suas construções e não concordarem cegamente com os adultos, fazê-las raciocinar e questionar. Assim elas aprendem adquirindo um conhecimento social, físico, lógico-matemático entre outros.

        Portanto, com essas bibliografias e tantas outras da mesma importância conseguimos não deixar existir a revolta por não compreenderem a matemática, e assim podemos ajudar a evitarem riscos desnecessários.

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