Adição: a adição trata-se de
somar, ou seja, juntar os numerais . Uma observação é que o sinal de soma (+)
pode ser colocado pela criança em qualquer posição da conta de preferência ao
lado direito da conta armada para que a criança não confunda na hora de
realizar a soma e a conta de “mais” pode ser com reserva. Ex:
Subtração: a subtração é retirar,
realizar uma conta de menos, ela pode ser de empréstimo e o sinal de menos (-)
assim como na conta de adição pode ser colocado em qualquer campo de
preferência ao lado direito da conta armada. Ex:
Multiplicação: a multiplicação é
nada mais que uma conta de adição mais complexa, nela o sinal de vezes (x) fica
ao lado do multiplicador e debaixo do multiplicando, ela pode ser simples com
apenas um algarismo ou pode conter mais. Ex:
Divisão: a divisão é feita após a
criança aprender o processo de divisão, nele colocamos na chave o valor pelo
qual será dividido o número, essa conta pode ter resto ou não, conforme abaixo.
Ex:
Atividade:
Realize as operações e de acordo
com o resultado da tabela pinte o desenho:
54 = amarelo 24 + 30 =
17 =
azul 7
x 2 =
14 =
cinza 49 – 32 =
24 =
marrom 48 : 2
=
Perfil
da criança que realizou a atividade:
A atividade mencionada aqui no blog
foi realizada por uma criança de 08 anos que cursa o terceiro ano do Ensino
Fundamental I.
Essa criança já possui um ótimo
conhecimento matemático, é falante e mostrou um grande interesse e desenvoltura
na realização da atividade.
Contudo, a forma como realiza as contas
de multiplicação é diferente da que foi ensinada aqui no blog, a criança ainda
não realiza conta armada na multiplicação devido a isso ainda não conhecia a
conta de divisão e como é comum a principio teve dificuldades com essa
operação.
Fontes:
https://www.google.com.br/search?q=imagem+de+desenho&biw=1360&bih=674&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&sqi=2&ved=0CBsQsARqFQoTCLuxksjC4cgCFQmOkAodqVMPPA#tbm=isch&q=imagem+de+minions+para+colorir