ÁBACO
– uma das melhores ferramentas da Matemática
Para a aprendizagem do aluno ser
ainda mais eficaz no campo da matemática, o professor pode recorrer a vários
recursos materiais.
Um destes materiais é o Ábaco, que é
um dos primeiros recursos utilizados para dinamizar o ensino de matemática,
tornando assim a aprendizagem significativa.
Há indícios de que o Ábaco foi criado
na Mesopotâmia a 5500 a.C. e utilizado pelos babilônios a 2.400 a.c, sua
criação está ligada a necessidade de contagem.
Sua utilização está presente até os
dias atuais no ensino das crianças sobre as operações.
O Ábaco foi utilizado de diversas
formas e adaptado por diversas regiões do mundo, mas atingiu seu auge de uso e
funcionalidade no Japão onde foi aperfeiçoado para operações não só como
subtração e adição, mas também divisão e multiplicação.
Sendo assim há vários tipos de Ábaco,
como é apresentado abaixo:
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Ábaco Japonês, conhecido
como Soroban é uma adaptação do
Ábaco Chinês onde cada coluna pode ter a possibilidade de 10 valores.
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Ábaco Chinês, conhecido como Suan
pan modelo muito raro de ser encontrado fora da China, com exceção das
suas comunidades existentes em outros países.
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Ábaco Romano,
conhecido como Abacus, as suas
linhas marcadas é que indicavam as dezenas, unidades, meias dezenas, entre
outros. Como se pode supor a numeração usada é a romana.
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Ábaco Russo, conhecido como
Schoty, suas contas vão no
sentido da esquerda para a direita.
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Ábaco Indiano, conhecido como Ábaco
de pinos, no sentido de direita
para a esquerda encontramos a unidade e assim por diante.
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Ábaco Maia, conhecido como Quipu,
os nós que aparecem nas cordas representam as unidades, entre outros.
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Ábaco Ásteca, conhecido como Nepohualtzitzin, a quantidade de contas
é de acordo com os números sagrado e de contagem dos dias para a civilização
Asteca.
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Ábaco Mesopotâmico era feito com desenhos sobre um pedra lisa com pó e
pedra que representavam os números.
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Ábaco Babilônico, seu sistema numérico era sexagesimal ou seja com
base 60, isso quer dizer que a razão para essa base seria devido aos
divisores de 60 ou a contagem através
dos dedos e das falanges que dava 60.
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O ábaco é uma ótima
ferramenta para trabalhar as operações com as crianças, pois as fazem refletir
de um modo lúdico.
Atividade realizada com o ábaco
Faixa etária: 08/09 anos Ensino
Fundamental I
Duração: 01 aula
Material: ábaco
Procedimentos:
Apresentamos o ábaco à criança e
questionamos o que ela sabe sobre ele.
Em seguida, pedimos para que
identifique, mostre onde acredita que fica representada a unidade, dezena,
centena e milhar.
Por fim, pedimos que a criança
represente no ábaco por meio das contas (bolinhas) os numerais de sua escolha,
indicamos que comecem pela unidade e siga a ordem.
Exemplo: 9 + 45 + 136 + 1845
= 2.035
Yan Lucas |
Para finalizar
apresentamos um problema para que resolva utilizando o ábaco, como o abaixo:
Simone ganhou um ábaco, para aprender
com ele, resolveu representar alguns numerais. Ele começou representando o
número 163. Como esse número ficou representado no ábaco?
R: O segundo ábaco está
representado corretamente.
Perfil da criança:
A criança que realizou a atividade já
possuía um conhecimento a cerca do ábaco e é uma criança muito comunicativa,
que interagiu com o ábaco e mostrou uma habilidade própria e natural com os
numerais.
Referencias bibliográficas.
Disponível em http://www.brasilescola.com/historiag/abaco.htm. Acesso em 23 de
setembro de 2015 http://www.japones.net.br/sorobanwww.instructables.comwww.sunfloralkids.comwww.educacaopublica.rj.gov.br/oficinas/matematica/abaco/02.htmlhttps://pt.wikipedia.org/wiki/Ábaco