Wikipedia

Resultados da pesquisa

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Apresentação para alunos sobre a História da Matemática

Apresentação para alunos sobre a História da Matemática

Disciplina: Matemática
      Faixa etária: Aula desenvolvida para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I
      Duração: 3 aulas
      Conteúdo: História da Matemática - a linguagem e a construção da ideia de numeralização.
      Atividade prática: operações e interpretação de instruções através dos numerais envolvendo a geometria.
      Para iniciar a aula faça uma sondagem com os alunos questionando:
·         O que sabem por matemática?
·         Como acreditam que ela foi criada?
·         Para quê?
      Logo após a discussão passe o filme Donald no país da matemática (produção realizada pela Walt Disney onde de forma lúdica a disciplina de matemática é trabalhada).
      Após o filme explique a História da Matemática. Você pode utilizar o conteúdo abaixo:
      A história da matemática esta ligada a própria história do homem, este por sua vez, a milhares de anos atrás passa a viver em grupo, cria a linguagem e passa a dar nome às coisas e ao que o rodeia, muito tempo depois após ser nômade (ou seja, moram em diversos lugares utilizando os recursos naturais até acabarem e se mudam novamente) sentem a necessidade de se fixar em um só local e assim passam a domesticar os alimentos como as verduras iniciando assim a agricultura.
      Logo após, veio a necessidade de domesticar os animais como, por exemplo, as ovelhas. E para ter um controle de perca desses animais passam a ser feita uma associação, por exemplo, uma quantidade de pedras se refere à mesma quantidade de ovelhas.

      Mas, devido o aumento desses animais e das pedras o homem passa a ter a ideia de quantidade e necessita criar símbolos (numerais) que a representem, assim ocorre a numeralização e, por exemplo, um (quantidade) passa a ser 1 ( numeral) e assim por diante, onde esses símbolos foram sendo mudados com o decorrer dos tempos e são como conhecemos hoje e possuem, como a linguagem, grande importância para a comunicação realizada entre nós.




Após a explicação dê uma atividade envolvendo essa numeralização ela pode ser realizada envolvendo a aprendizagem sobre as operações e a forma geométrica, lembrando que as contas podem ser feitas no caderno e os alunos colocam na folha apenas o resultado (como a atividade apresentada em seguida).

Abaixo temos a figura montada, os alunos com as figuras geométricas podem formar outras imagens, e o professor pode inserir outro assunto para uma próxima aula mais lúdica – o TANGRAN .


Fontes bibliográficas
http://4.bp.blogspot.com/-L_UVEW0xvzw/VNSw1LTrzUI/AAAAAAAAAzY/Lrp7Fz5duUU/s1600/gato+tangram.gif

https://www.youtube.com/watch?v=wbftu093Yqk

Nenhum comentário: