Wikipedia

Resultados da pesquisa

domingo, 27 de setembro de 2015

ÁBACO – Uma das melhores ferramentas da Matemática

ÁBACO – uma das melhores ferramentas da Matemática
          Para a aprendizagem do aluno ser ainda mais eficaz no campo da matemática, o professor pode recorrer a vários recursos materiais.
          Um destes materiais é o Ábaco, que é um dos primeiros recursos utilizados para dinamizar o ensino de matemática, tornando assim a aprendizagem significativa.
          Há indícios de que o Ábaco foi criado na Mesopotâmia a 5500 a.C. e utilizado pelos babilônios a 2.400 a.c, sua criação está ligada a necessidade de contagem.
          Sua utilização está presente até os dias atuais no ensino das crianças sobre as operações.
          O Ábaco foi utilizado de diversas formas e adaptado por diversas regiões do mundo, mas atingiu seu auge de uso e funcionalidade no Japão onde foi aperfeiçoado para operações não só como subtração e adição, mas também divisão e multiplicação.
          Sendo assim há vários tipos de Ábaco, como é apresentado abaixo:


   

Ábaco Japonês, conhecido como Soroban é uma adaptação do Ábaco Chinês onde cada coluna pode ter a possibilidade de 10 valores.



   Ábaco Chinês, conhecido como Suan pan modelo muito raro de ser encontrado fora da China, com exceção das suas comunidades existentes em outros países.





Ábaco Romano, conhecido como Abacus, as suas linhas marcadas é que indicavam as dezenas, unidades, meias dezenas, entre outros. Como se pode supor a numeração usada é a romana.



Ábaco Russo, conhecido como  Schoty, suas contas vão no sentido da esquerda para a direita.




Ábaco Indiano, conhecido como Ábaco de pinos, no sentido de  direita para a esquerda encontramos a unidade e assim por diante.


 


Ábaco Maia, conhecido como Quipu, os nós que aparecem nas cordas representam as unidades, entre outros.




Ábaco Ásteca, conhecido como Nepohualtzitzin, a quantidade de contas é de acordo com os números sagrado e de contagem dos dias para a civilização Asteca.




Ábaco Mesopotâmico era feito com desenhos sobre um pedra lisa com pó e pedra que representavam os números.



Ábaco Grego, conhecido como Abakion, feito em madeira ou mármore.



Ábaco Babilônico, seu sistema numérico era sexagesimal ou seja com base 60, isso quer dizer que a razão para essa base seria devido aos divisores de 60 ou a contagem  através dos dedos e das falanges que dava 60.

          O ábaco é uma ótima ferramenta para trabalhar as operações com as crianças, pois as fazem refletir de um modo lúdico.
          Atividade realizada com o ábaco
          Faixa etária: 08/09 anos Ensino Fundamental I
          Duração: 01 aula
          Material: ábaco
          Procedimentos:
          Apresentamos o ábaco à criança e questionamos o que ela sabe sobre ele.
          Em seguida, pedimos para que identifique, mostre onde acredita que fica representada a unidade, dezena, centena e milhar.
       Por fim, pedimos que a criança represente no ábaco por meio das contas (bolinhas) os numerais de sua escolha, indicamos que comecem pela unidade e siga a ordem. 
Exemplo: 9 + 45 + 136 + 1845 = 2.035
Yan Lucas

Para finalizar apresentamos um problema para que resolva utilizando o ábaco, como o abaixo:
          Simone ganhou um ábaco, para aprender com ele, resolveu representar alguns numerais. Ele começou representando o número 163. Como esse número ficou representado no ábaco?
R: O segundo ábaco está representado corretamente.

          Perfil da criança:
          A criança que realizou a atividade já possuía um conhecimento a cerca do ábaco e é uma criança muito comunicativa, que interagiu com o ábaco e mostrou uma habilidade própria e natural com os numerais.

Referencias bibliográficas.
Disponível em http://www.brasilescola.com/historiag/abaco.htm. Acesso em 23 de setembro de 2015 http://www.japones.net.br/sorobanwww.instructables.comwww.sunfloralkids.comwww.educacaopublica.rj.gov.br/oficinas/matematica/abaco/02.htmlhttps://pt.wikipedia.org/wiki/Ábaco



Nenhum comentário: