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quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Apresentação para alunos sobre a História da Matemática

Apresentação para alunos sobre a História da Matemática

Disciplina: Matemática
      Faixa etária: Aula desenvolvida para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I
      Duração: 3 aulas
      Conteúdo: História da Matemática - a linguagem e a construção da ideia de numeralização.
      Atividade prática: operações e interpretação de instruções através dos numerais envolvendo a geometria.
      Para iniciar a aula faça uma sondagem com os alunos questionando:
·         O que sabem por matemática?
·         Como acreditam que ela foi criada?
·         Para quê?
      Logo após a discussão passe o filme Donald no país da matemática (produção realizada pela Walt Disney onde de forma lúdica a disciplina de matemática é trabalhada).
      Após o filme explique a História da Matemática. Você pode utilizar o conteúdo abaixo:
      A história da matemática esta ligada a própria história do homem, este por sua vez, a milhares de anos atrás passa a viver em grupo, cria a linguagem e passa a dar nome às coisas e ao que o rodeia, muito tempo depois após ser nômade (ou seja, moram em diversos lugares utilizando os recursos naturais até acabarem e se mudam novamente) sentem a necessidade de se fixar em um só local e assim passam a domesticar os alimentos como as verduras iniciando assim a agricultura.
      Logo após, veio a necessidade de domesticar os animais como, por exemplo, as ovelhas. E para ter um controle de perca desses animais passam a ser feita uma associação, por exemplo, uma quantidade de pedras se refere à mesma quantidade de ovelhas.

      Mas, devido o aumento desses animais e das pedras o homem passa a ter a ideia de quantidade e necessita criar símbolos (numerais) que a representem, assim ocorre a numeralização e, por exemplo, um (quantidade) passa a ser 1 ( numeral) e assim por diante, onde esses símbolos foram sendo mudados com o decorrer dos tempos e são como conhecemos hoje e possuem, como a linguagem, grande importância para a comunicação realizada entre nós.




Após a explicação dê uma atividade envolvendo essa numeralização ela pode ser realizada envolvendo a aprendizagem sobre as operações e a forma geométrica, lembrando que as contas podem ser feitas no caderno e os alunos colocam na folha apenas o resultado (como a atividade apresentada em seguida).

Abaixo temos a figura montada, os alunos com as figuras geométricas podem formar outras imagens, e o professor pode inserir outro assunto para uma próxima aula mais lúdica – o TANGRAN .


Fontes bibliográficas
http://4.bp.blogspot.com/-L_UVEW0xvzw/VNSw1LTrzUI/AAAAAAAAAzY/Lrp7Fz5duUU/s1600/gato+tangram.gif

https://www.youtube.com/watch?v=wbftu093Yqk

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

AS INTERVENÇÕES DENTRO DO ENSINO DE MATEMÁTICA

AS INTERVENÇÕES DENTRO DO ENSINO DE MATEMÁTICA

        Logo que nos vem à mente a palavra matemática, pensamos em diversos momentos complicados pelos quais passamos operações, tabuada e uma infinidade de expressões, contas e problemas matemáticos. Tudo isso ocorre porque na verdade a maior parte das vezes a matemática não foi compreendida e sim decorada completamente. Para que isso não ocorra com nossos futuros alunos, temos e podemos trabalhar com diversas possibilidades de intervenções, recursos e materiais, assim eles passarão a compreender a matemática.
        Com essas intervenções eles vêm a entender que operações como adição, subtração, multiplicação e divisão são na verdade situações em que se soma, retira, junta partes iguais, entre outros e que essas situações estão presentes em seu dia a dia.
        Primeiramente o professor deve considerar o conhecimento prévio do aluno independente da idade e depois ensinar que a história da matemática está presente na história do homem. O professor deve passar aos alunos a noção de quantidade para em seguida ensinar os símbolos (numerais) e assim avançar cada vez mais. Claro que o recurso da memorização será utilizado e o professor pode trabalhar isso, mas não para tudo. Outra intervenção pode ser feita com quadros de numerais e fitas numéricas colocadas na sala de aula, lembrando que isso deve ser usado até um determinado momento, assim como os dedos.
        Outros recursos são o ábaco, material dourado, caderno quadriculado, pesquisas de campo como, por exemplo, idas à feira, supermercado, etc. O uso de situações problemas também é uma escolha, valendo ressaltar que essas devem ser de acordo com o grau de aprendizagem do aluno. Dentro disso o próprio professor não deve apresentar ao aluno conteúdos que ainda não estão próprios para a sua faixa etária, tem-se sim que apresentar situações pedagógicas que desafiam e fazem- os evoluir.
        Portanto os professores necessitam ensinar seus alunos gradativamente e a interpretar, pois a matemática nada mais é do que pura interpretação lógica. O professor para ensinar matemática necessita se enxergar como uma criança para poder ensinar seus alunos.
(Autores: Antonia Zoralha N. Gomes, Bianca Vanusa S. de Oliveira, Elioneide G. da Costa Silva, Maithê Kina e Valdir Alencar)


Fontes:
Ramos, Luzia Faraco. Conversas sobre números, ações e operações: uma proposta criativa para o ensino da matemática nos primeiros anos. - São Paulo: Ática, 2009.
https://docs.google.com/file/d/0B93zw6VVMRjMbjJZbk44c0wybVk/edit.

A Companhia dos numerais é um grupo de estudantes de pedagogia da Faculdade Anhanguera, temos por objetivo levar a disciplina de matemática destinada aos alunos de Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II novas possibilidades de compreender a matemática e colaborar com colegas de profissão para intervenções pedagógicas produtivas e desafiadoras ajudando no desenvolvimento do aluno, além de alcançarmos os objetivos propostos em nossa disciplina de matemática no nosso curso.