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segunda-feira, 7 de setembro de 2015

AS INTERVENÇÕES DENTRO DO ENSINO DE MATEMÁTICA

AS INTERVENÇÕES DENTRO DO ENSINO DE MATEMÁTICA

        Logo que nos vem à mente a palavra matemática, pensamos em diversos momentos complicados pelos quais passamos operações, tabuada e uma infinidade de expressões, contas e problemas matemáticos. Tudo isso ocorre porque na verdade a maior parte das vezes a matemática não foi compreendida e sim decorada completamente. Para que isso não ocorra com nossos futuros alunos, temos e podemos trabalhar com diversas possibilidades de intervenções, recursos e materiais, assim eles passarão a compreender a matemática.
        Com essas intervenções eles vêm a entender que operações como adição, subtração, multiplicação e divisão são na verdade situações em que se soma, retira, junta partes iguais, entre outros e que essas situações estão presentes em seu dia a dia.
        Primeiramente o professor deve considerar o conhecimento prévio do aluno independente da idade e depois ensinar que a história da matemática está presente na história do homem. O professor deve passar aos alunos a noção de quantidade para em seguida ensinar os símbolos (numerais) e assim avançar cada vez mais. Claro que o recurso da memorização será utilizado e o professor pode trabalhar isso, mas não para tudo. Outra intervenção pode ser feita com quadros de numerais e fitas numéricas colocadas na sala de aula, lembrando que isso deve ser usado até um determinado momento, assim como os dedos.
        Outros recursos são o ábaco, material dourado, caderno quadriculado, pesquisas de campo como, por exemplo, idas à feira, supermercado, etc. O uso de situações problemas também é uma escolha, valendo ressaltar que essas devem ser de acordo com o grau de aprendizagem do aluno. Dentro disso o próprio professor não deve apresentar ao aluno conteúdos que ainda não estão próprios para a sua faixa etária, tem-se sim que apresentar situações pedagógicas que desafiam e fazem- os evoluir.
        Portanto os professores necessitam ensinar seus alunos gradativamente e a interpretar, pois a matemática nada mais é do que pura interpretação lógica. O professor para ensinar matemática necessita se enxergar como uma criança para poder ensinar seus alunos.
(Autores: Antonia Zoralha N. Gomes, Bianca Vanusa S. de Oliveira, Elioneide G. da Costa Silva, Maithê Kina e Valdir Alencar)


Fontes:
Ramos, Luzia Faraco. Conversas sobre números, ações e operações: uma proposta criativa para o ensino da matemática nos primeiros anos. - São Paulo: Ática, 2009.
https://docs.google.com/file/d/0B93zw6VVMRjMbjJZbk44c0wybVk/edit.


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